Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2015

Como surgiram os Diáconos?


Como surgiram os diáconos da Igreja? Para que foram criados? Eles estão presentes até hoje na Igreja. É o primeiro degrau na vida sacerdotal. 

“Portanto, irmãos, escolhei entre vós, sete irmãos de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, para que lhes confiemos essa tarefa… Eles foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles.”

A primeira ordenação da Igreja. Os diáconos, primeiro grau do sacerdócio, foram ordenados diante de uma necessidade clara da comunidade cristã por conta do seu crescimento e para que ninguém ficasse sem assistência. O tempo passou e algumas funções mudaram e outro grau de sacerdócio surgiu: o presbítero, ou sacerdote, e popular Padre. Então são três os graus de sacerdócio: Diácono, Presbítero e Bispo, este último sucede diretamente aos apóstolos. Assim, a ordenação até hoje acontece como antigamente: Há uma oração (dentro da missa) e a imposição de mãos que precisa necessariamente ser realizada por um sucessor dos apóstolos, um Bispo ou Arcebispo. Para ordenação de Diáconos e Padres, basta um Bispo e para a ordenação de um padre a Bispo é necessário ao menos três Bispos, para garantir a sucessão apostólica. Lembrando que o Bispo deve estar ligado ao Papa, Bispo de Roma.

Leia o trecho em At 6,1-6

Na Bíblia cnbb página 1349

Título: A escolha dos sete

Não há o que anotar

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Aprendi que a hierarquia apostólica tem sua origem no inicio da Igreja e surgiu não de um capricho mas de uma necessidade concreta. Hoje ainda Deus chama seus vocacionados para seu serviço sacerdotal.

Como posso pôr isso em prática?
Cabe a mim, como pai de família, animar e fomentar a entrega a Deus em meus filhos para que eles também ouçam como eu e minha esposa, a voz do Senhor chamando para seu serviço.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário